quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Crônicas Publicadas do Mês - 003/2019



Foto: Deuseli Fernandes


Cutelo, o Filósofo em:
O Idioma da Cantada

I
Nosso filósofo, ladino como sempre e sem vergonha como nunca, tem um senso de oportunidade para bandalheira, que é de causar admiração. Durante as olimpíadas de Pequim, após ver uma prova na TV, se vira para a Maria Vai Com as Outras e me sai com esta:
            − Ô Maria, minha frô, eu num sô de Béjim não, mais ador’um bijim! Da ieu?

II

Eva, esposa do filósofo, encontrou no caderno do Cutelinho a frase “Give me a kiss my love.” Como ninguém por ali soubesse do que se tratava, pensou logo que era algum palavrão e mandou que o filósofo perguntasse a professora o significado do temível palavreado.
Cutelo procura a D. Dodora, professora aposentada e esposa do delegado e meio sem jeito, com medo de levar um pito (“um ispiciar” – como ele diz), mostra o papel. D. Dodora, mulher de poucas palavras, traduz de bate pronto:
− Me dá um beijo, meu amor! Vermelho de vergonha, o filósofo nem agradece. Dá as costas e vai embora. Em casa, se queixa com a Eva:
− Cê cridita que Dondodora teve u’as osadia cum eu?
− É? E ocê? – Pergunta-lhe a mulher.
− Cê é besta? Ieu sô doidio de bejá muié de delegado? – Arrepia o filósofo.

Questionamentos

Certa vez, apanhei o meu amigo filósofo muito pensativo e sorumbático, ainda não bastasse, sentado sob um coqueiro seco na posição de “O Pensador” de Rodin. Conhecendo-o como eu o conhecia, preocupada perguntei:
Uai Cutelo, o que cê tem? Ta tão calado e pensativo?
To aqui, Sô Moço, duma banda, cismano sozinho. E num ach’o fio desta meada. Quem sabe inté, o senhor me arresponde: carrapato béb’água? Arubu peida? Quando o burrim morre a égua chora?
Assustado com tamanha preocupação e questões tão difíceis, balbuciei:
Quem poderá dizer, Cutelo?
No que o filósofo, rebate:
 Avião bota ovo?
Estupefato emudeci e deixei o filósofo sozinho com suas perguntas impossíveis de se responder.


Crônicas CUTELO, O FILÓSOFO, EM: O IDIOMA DA CANTADA (1 E 2) e QUESTIONAMENTOS  publicadas em minha coluna FIEL DA BALANÇA no blog OCEANO NOTURNO DE LETRAS - Rio de Janeiro (RJ) em 03/12/19. 

7 comentários:

  1. Me diverti. Ele é muito engraçado. Abraços, poeta.

    ResponderExcluir
  2. é muito engraçado. Abraços, poeta.

    ResponderExcluir
  3. Muito engraçado.Paraėns,poeta.

    ResponderExcluir
  4. 😀😀😀😀😀Muito divertido Sr
    Poeta Parabens 👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  5. Me fez lembrar um amigo deficiente visual que sabe de umas adivinhações que nunca sei as respostas rsrsrs. Parabéns!
    Lucy Almeida Al

    ResponderExcluir

Certificados Recebidos 2020 - 087/2020

Certificado recebido pela participação no RETO: SOLO CUATRO LÍNEAS (Desafio: Só Quatro Versos) do grupo POETAS UNIDOS DEL MUNDO do F...